domingo, 10 de outubro de 2010

INTERDISCIPLINA linguagem e educação - EIXO VII


MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Texto: A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais

(DALLA ZEN; TRINDADE, 2002).

Segundo as autoras, abrir um espaço para a diversidade das falas, passa pela análise dos recursos lingüísticos presentes nos textos escritos e orais de uso corrente no nosso tempo, como por exemplo:

“quem disse o quê? Para quem? Em que situação? De que geração? De qual região? De que grupo social? Que outras expressões, conhecemos que poderiam substituir as que nós usamos, se estivéssemos em outro contexto? Em que situações os textos orais são produzidos cuidado­samente para serem falados?”

A análise de diferentes discursos daria maior visibilidade ao que consideramos "erro linguístico", e possibilitaria “aos falantes, incorporarem a noção de uso ade­quado ou não adequado da linguagem (DALLA ZEN; TRINDADE, 2002 apud TRAVAGLIA,1996).

Vivemos em uma sociedade globalizada, com forte intercâmbio sociocultural entre as diferentes comunidades, refletindo sobre as características e as implicações desse "novo" modo de vida, nos perguntamos sobre a importância da oralidade, da leitura e da escrita na escola de hoje. Com certeza, o uso dessas práticas sociais constituem para a escola "desafios contemporâneos",

“impondo a necessidade de discutir como se dá a "invenção" de novos conhecimentos e informações. São as diferentes formas de oralidade, leitura e escrita, que se agregam ou substituem as anteriores, possibilitando outras aprendizagens, outros tipos de produção e recepção de conhecimen­tos; entretanto, não cremos que os textos de papel e as conversas presenciais irão desaparecer... Sob o nosso ponto de vista, a escola enfrenta o desafio de incorporar ao currículo essas demandas sociais e culturais e de articular mei­os para responder a elas. É a era das interlocuções mais amplas.”

Para as autoras, não interessa questionar quem são as pessoas, nem o que as torna alfabetizadas ou letradas, mas a "inven­ção" dessa necessidade, tornando a discussão sobre o “deslocamento do trabalho pedagógico da alfabetização para o letramento ou da redação para o texto," em algo menos importante; para elas, o que é importante é entender o quanto as nossas aulas e planos são influenciados pelas teorias e propostas pedagógicas que trazem em seus discursos diferentes representa­ções e enten­dimentos do que é ler, escrever e oraliza

As autoras chamam a atenção para a interpretação dos processos de produção textual dos alunos e alunas e a multiplicidade dos “OUTROS virtuais” que povoam a suas palavras conferindo-lhes legitimidade. Salientam ainda, a necessidade de

“discussões mais amplas a respeito dos discursos sobre currículo, planeja­mento, avaliação e seus desdobramentos no contexto escolar enquanto regu­ladores das nossas expectativas em tomo da leitura, escrita e oralidade em sala de aula. Em uma sociedade marcada pelas diferenças e pela desigualda­de, pela complexidade das relações sociais.”

Já que, segundo elas, não é fácil “promover interações culturalmente positivas nas salas de aula”. As autoras ainda defendem, a idéia da provisoriedade dos conhecimentos, selecionando conteúdos para serem trabalhados em projetos diferenciados, articulados e contextualizados com a realidade dos alunos, numa estratégia pedagógica que fomente a inclusão educacional de todos os alunos, até que essa prática seja incorporada às políticas educacionais.

Por essa razão, a importância do professor questionar: “que leitura, escrita e oralidade interessam à escola?”, acopanhada de outras questões importantes como: “o que trabalhar no 1°, 2º, 3º, 4º anos e nos anos seguintes? quais devem ser os critérios de avaliação?, etc." Essas questões nos fazem refletir sobre os discursos que adotamos como verdadeiros, com suas respostas sobre o que é "conhecimento e as origens desses discursos” na nossa vida profissional.

“Ao dar visibilidade a discursos sobre leitura, escrita e oralidade que circulam em diferentes instâncias e segundo concepções diversas - na acade­mia, no ensino fundamental, na educação infantil, etc -, também damos visi­bilidade aos deslocamentos por que passaram esses discursos, localizando, assim, a "invenção" de determinadas concepções quanto à aquisição e usos da língua escrita.”

Pois, o que confere sentido ao discurso são os conceitos e signos adotados, a partir de um sistema de linguagem, para representar a descrição da realidade e, essa representação é o produto de nossas crenças e valores, cujo sentido é conferido através da lingua­gem.

Por essa razão, acreditamos que a leitura, a fala e a escrita são fenômenos sociais, não se fala nem se escreve sempre do mesmo jeito. As diferenciações que ocorrem em relação à fala e/ou à escrita dependem do contexto em que estão inseridas e do uso social que conferimos a elas.

A fala, a escrita e a leitura de uma mesma pessoa variam conforme a situação, tempo e função em que ela as utiliza. As diferenciações na fala, na escrita e leitura estão vinculadas aos espaços, tempos (síncrono-assíncronos), empregos e finalidades a que cada necessidade de comunicação apela.

Dessa forma, vemos que a qualidade de palavras e entonação de voz em um diálogo informal entre dois amigos que conversam é diferente de um diálogo entre as mesmas pessoas pelo MSN ou ainda por carta. Por exemplo, usarão palavras diferentes, gírias, abreviações, expressões e pontuações próprias de cada espaço. No MSN, provavelmente, haverá uma tendência para usar a escrita imitando a fala, porém compactando-a, enquanto na missiva a linguagem escrita terá outra formatação, mais preocupada em como será entendido o conteúdo pela pessoa que lê.

A linguagem entre professor e aluno, embora nem sempre formal, é mais cuidadosa, preocupada em não reproduzir vícios de linguagem, pronúncias impróprias e concordâncias populares. A leitura e escrita escolar se preocupam com a pontuação e a cadência que esta impõe à leitura e com a comunicação de determinados modelos, cumprindo funções específicas dentro desse contexto.

A fala, assim como a escrita, é adequada pelo sujeito ao lugar e pessoas com as quais fala ou se dirige; já a leitura, embora dependa de ambos, escritor e leitor, muitas vezes depende mais da percepção do leitor para compreender seu significado.

Um comentário:

  1. Querida aluna Mara Rosane!

    O assunto relevante e merece ser considerado por nós educadores.
    Obrigada por sua postagem!

    Abraços,

    Geny

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