domingo, 12 de setembro de 2010

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Reflexão sobre o Artigo:

A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR

Prof. José Junio Lopes

Interdisciplina TIC'S

Eixo IV


O fascínio do computador repousa no fato de que ao mesmo tempo em que o usamos, somos transformados por esse uso. Por essa razão, a tecnologia ora nos deslumbra com sua capacidade de se tornar extensões de nós mesmos, para realização de muitas tarefas, ora nos assombra, justamente por essa capacidade de alterar, psicologicamente, nosso comportamento.

Essas mudanças, a princípio individuais, refletem na cultura e na sociedade, provocando mudanças muito maiores no comportamento de cada geração, que enquanto usa, também transforma essa tecnologia.

Ao usar a informática nas escolas, como suporte a todas as disciplinas, estamos preparando nossos alunos para viver e trabalhar nessa sociedade, cada vez mais tecnológica. Mas, é necessário compreendê-la como instrumento, assim como papel, lápis, livro, quadro e giz, não confundindo seu uso, com o ensino único do seu uso. Pois o objetivo não é ensinar Informática nas escolas, e sim, usar a Informática a serviço do currículo.

Um currículo aberto e flexível enxergará no uso dos computadores uma fonte ilimitada de informações, para pesquisa, reflexão e construção de novos conhecimentos, enriquecendo e colorindo as aulas e o próprio convivo escolar, sem medo da mudança nas relações, tempos e espaços de sua instituição. Dessa forma, enquanto a escola usa, transforma seu uso, ao mesmo tempo em que se transforma.

Já, um currículo fechado e de direcionamento tradicional, verá nos computadores uma alternativa para manter as relações de poder e saber, limitando seu uso às formas reprodutivas e mecânicas de transmissão dos conhecimentos que foram escolhidos pela instituição. A tecnologia agirá como mais uma forma de dominação, dos que sabem e dominam a técnica sobre os que não sabem e não virão a saber. Perpetuando formas hierárquicas nos relacionamentos e conhecimentos.

A função da Informática na escola, com o uso dos computadores e de todas as mídias que os alunos possuem acesso, é de ser transversal a todos os processos e provocar a interdisciplinaridade no seu espaço. Essa é a única forma em que o aluno aprenderá com a tecnologia, usando-a como ferramenta de apoio ao processo de reflexão e construção do conhecimento.

Vemos com isso, que o determinante para a implantação e sucesso da Informática nas escolas, não é a tecnologia em si, mas a forma como se encara seus usos, que tanto pode ser como uma estratégia cognitiva para a aprendizagem, como instrumento de reprodução de conhecimentos já elaborados.

Diante de ambas as possibilidades, é importante que o professor reflita sobre sua prática, suas ações e repense-as de acordo com a nova realidade, permitindo-se construí-las enquanto aprende a usar a tecnologia junto com seu aluno. Por que, na verdade, ele não possui domínio sobre o processo de construção do aluno, mas sim sobre em que direção quer que o processo ocorra.

Um comentário:

  1. Olá Mara!
    È muito difícil as postagens dos comentários, no teu portfólio!

    Concordo que a forma como se encara o uso da tecnologia nas escolas vai fazer a diferença.
    Precisamos de professores preparados na informatização!
    Estou aprendendo com as tuas postagens!
    Obrigada
    Abraços,
    Geny

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