sábado, 21 de agosto de 2010

Proposta de Investigação para o TCC

Tema
  • O papel do planejamento e da linguagem na construção das relações e das aprendizagem mediados pelo computador.
Questão
  • Por que usar Arquiteturas Pedagógicas no Processo Ensino/Aprendizagem?
Minha proposta para escrita do TCC é analisar o trabalho desenvolvido com Arquiteturas Pedagógicas, durante o estágio no Laboratório de Informática com a turma 43, quarta série, investigando o papel da linguagem e sua importância na construção do sujeito psicológico e das relações no processo de aprendizagem mediado por computador.
Para os Autores estudados, Vigotisky, Piaget, Papert, Maturana, Varela, C. Real e Spiro, a linguagem, o meio e as relações sociais são os constructos da nossa personalidade e, ao mesmo tempo, os elementos que irão influenciar por toda a vida como aprendemos.

As teorias sócio-interacionistas defendem que, só construindo uma linguagem específica do nosso meio sociocultural, podemos interagir no e com o meio; as relações sociais transformam radicalmente os rumos do nosso próprio desenvolvimento e a linguagem dá a dimensão social na construção do sujeito psicológico. Ao mesmo tempo em que, a cultura e a linguagem influenciam as relações sociais, ocupam um papel importante no desenvolvimento intelectual da criança e na qualidade do processo de aprendizagem.

O uso das novas arquiteturas pedagógicas, permitiu o desenvolvimento das competências cognitiva, afetiva e relacional, expressa na colaboração para organizar as informações e solucionar os desafios propostos para a resolução de problemas usando o computador. Os alunos colocaram em prática as habilidades de observar, analisar, agir, descobrir, debater, aplicar e generalizar sobre os conhecimentos que estavam construindo, resultando no envolvimento com a própria aprendizagem, no aumento da alta-estima e na mudança de conduta frente aos desafios propostos.

Planejar, agir e refletir, são ações que devem ser desenvolvidas, permanentemente, pelo professor, ao longo do processo de ação/reflexão/depuração/ação, desenvolvido pelos alunos enquanto constroem suas aprendizagens, sendo também etapas do processo de planejamento. Elementos que permitem ao professor realizar mudanças, a fim de reorientar os novos desafios que irá propor aos seus alunos com o uso do computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.