Nesta semana, passei envolvida com as leituras de TIC'S e a realização dos trabalhos que atendem aos Desafios colocados pela Disciplina.
Como resultado, já concluí o primeiro Desafio, que posto abaixo e estou na costura do de Interatividade, ufa, são muitos textos e envolvem muitos conceitos novos na teoria, mas, velhos conhecidos na prática.
Consegui concluir também a atividade de Estudos Sociais que envolviam as Linhas de Tempo minha e dos alunos, além de sua teorização em referência ao tempo e espaço, mas, isso tem tempo para refletir mais adiante, conforme vou participando do fórum dessa Disciplina.
INTERAÇÃO, TRABALHO E APRENDIZAGEM MEDIADA POR COMPUTADOR
A sigla CSCL (Computer-Supported Cooperative Learning) pode ser traduzida para a nossa língua como Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. São sistemas que têm como foco o apoio à aprendizagem pela colaboração mútua e seu objeto de estudo é a educação, aquilo que está sendo comunicado, visando tornar a aprendizagem mais efetiva através do desenvolvimento de ambientes ricos para potencializar o processo de aprendizagem.
O estudos das aplicações dos sistemas CSCL, não visam estabelecer teorias, métodos e definições e sim entender suas aplicações numa visão do que é possível alcançar usando computadores nas práticas de ensino em todos os níveis da educação formal e informal, como por exemplo, escolas, museus, etc. O importante é libertar as pessoas da visão mecanicista do uso do computador, fazendo com que essa visão evolua para a visão criativa e de interação social.
Já a sigla CSCW (Computer-Supported Cooperative Work) pode ser traduzida para o Português como Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador. Devido à preocupação com o aumento da produtividade em grupos que trabalham juntos em organizações, vários estudos foram feitos para dar suporte ao trabalho cooperativo. O surgimento do CSCW deu-se para atender a necessidade dos profissionais de trabalharem distantes uns dos outros, mas, de maneira conjunta, em grupo.
CSCW, é a área de estudos que pesquisa vários conceitos e tecnologias da ciência e computação (interface homem-máquina, redes, multimídia, realidade virtual, inteligência artificial...) e, a partir dessas pesquisas desenvolvem design de sistemas baseados em computador para o suporte e melhoria do trabalho em grupo de usuários com tarefas e objetivos em comum, estudando os efeitos causados pelo uso dos referidos sistemas voltados à comunicação e a produtividade em grupo através da adoção e uso de sistemas colaborativos.
Enquanto os sistemas CSCW, são voltados à comunicação e a produtividade em grupos de trabalho, os sistemas CSCL (que surgiu como uma subcategoria dos CSCW), têm como foco o apoio à aprendizagem pela colaboração mútua dos indivíduos de um grupo. Ambos têm em comum a interação indivíduo-indivíduo mediada por computador, resultando num sistema colaborativo/cooperativo de produção de um objeto, o que caracteriza o Groupware, pois permite alguns tipos de trabalho e interação em grupo que de outra forma seriam difíceis ou impossíveis de realizar sem o suporte do computador.
O termo Groupware designa a tecnologia gerada por essa necessidade (hardware e/ou software), essas ferramentas podem ser síncronas ou assíncronas; para que essa tecnologia funcione, é necessário que os sistemas operacionais se adaptem às necessidades de quem as usa. O termo é mais comumente usado para descrever softwares que facilitam a colaboração através do compartilhamento de informações e, está associado aos Sistemas CSCW e CSCL.
Em resumo, Groupware é a definição de pessoas trabalhando juntas para que as atividades sejam realizadas com sucesso em todas as partes do processo, independente de quem as desenvolva (Cruz, 1998) . E, qualquer trabalho cooperativo que resulte num produto, dentro de um determinado processo, pode ser considerado pertencente à categoria de Groupware.
Vários sistemas computacionais são voltados para apoiar direta ou indiretamente o trabalho cooperativo; esses sistemas possuem ferramentas como editores cooperativos, sistemas de comunicação síncrona e assíncrona, mensagens instantâneas, Chat, videoconferência, correio eletrônico, listas de discussão, fóruns, blogs, gerenciamento eletrônico de documentos e fluxo de trabalho, área de trabalho compartilhada; sistemas que apóiam o planejamento de reuniões e a criação de agendas, criação e produção e decisão em grupo, fornecendo os meios necessários para o grupo criar um consenso, seja pela Rede, ou fora dela.
As formas de acesso dependem do papel que cada indivíduo representa no grupo, por isso, os mecanismos de controle dos sistemas precisam ser sofisticados, para atender as diferentes formas de acesso. Como requisito para essas aplicações variadas, o sistema precisa facilitar a colaboração entre os indivíduos; permitir que cada indivíduo acesse os dados de onde estiver; permitir a recuperação de informações armazenadas; gerenciar o controle de acesso, quando todos entram e tentam modificar os dados ao mesmo tempo; reconhecer e disseminar as mudanças, permitindo a redefinição de procedimentos e processos; privilegiar a construção de aplicações menores e inter-relações; permitir que as informações resultantes sejam disseminadas pelo grupo.
Nesse contexto, os sistemas CSCL passam a ser vistos como um novo paradigma da Educação onde o grupo passou a ser visto como unidade e agente de aprendizagem na construção colaborativa de conhecimentos, levando a um acréscimo na teoria sócio-interacionista de Vygotsky através da relação dos aprendizes individuais nestes sistemas em que o conhecimento é descoberto através da interação e transformado dos signos (escrita) em conceitos durante a aprendizagem colaborativa em grupos ou comunidades mediadas pelo computador. A construção de significados compartilhados é conceituada como colaboração, ou seja, uma ação realizada pela interação dos participantes, que mostram de forma visível sua aprendizagem como parte do processo de construção na colaboração.
Na escrita colaborativa, esses conceitos e aprendizagens se retro-alimentam no processo de aprendizagem significativa, pois a colaboração entre as pessoas para gerar um texto escrito é considerada não só um meio para chegar a um fim, mas também um instrumento de ensino-aprendizagem que coloca em movimento um processo de geração, confronto e negociação de idéias, evidenciando o que Jonassen (2000) caracteriza como modelo de pensamento integrado, ou seja a combinação do pensamento básico, pensamento crítico e pensamento criativo, que por fim resulta no próprio objeto da aprendizagem.
TEXTOS CONSULTADOS
MOECKEL, Professor Alexandre. CSCW: CONCEITOS E APLICAÇÕES PARA COOPERAÇÃO - Curso de Especialização em Gestão do Desenvolvimento de Produtos - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Disciplina: Ferramentas de Trabalho Cooperativo – CEFET/PR - Ministério da Educação.
http://www.ppgte.cefetpr.br/pesquisadores/alexandre/publicacoes/cscw_gdp2003.pdf
STAHL, Gerry; KOSCHMANN, Timothy; SUTHERS, Dan Suthers.
Aprendizagem colaborativa com suporte computacional: Uma perspectiva histórica - Traduzido por: Hugo Fuks, Tatiana Escovedo (Português do Brasil).
http://lilt.ics.hawaii.edu/lilt/papers/2006/CSCL_Brazilian_Portuguese.pdf
SITE TECNOLOGIA EDUCATIVA. Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador (CSCL - Computer Supported Collaborative Learning)
http://www.minerva.uevora.pt/cscl/
GOUVEIA, Luís Manuel Borges. CSCW – Trabalho Cooperativo Suportado por Computador – Aveiro, janeiro de 2002.
http://www2.ufp.pt/~lmbg/formacao/group_cscw.PDF
ASSIS, Rodrigo Lemos de. FACILITANDO A PERCEPÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO ATRAVÉS DA ABORDAGEM GROUPWARE – Tese de Mestrado - Departamento de Informática da PUC-Rio. Orientador: Hugo Fuks – janeiro de 2000.
http://ritv.les.inf.puc-rio.br/groupware/publicacoes/TeseRodrigo.pdf
MEDINA, Nelkis de la Orden. AVALIAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO EM UM CENÁ RIO DE ESCRITA COLABORATIVA – Tese de Pós-Graduação - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Orientador: Prof. Dr. Paulo José de Freitas Filho- Florianópolis, 2004.
http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/7905.pdf
(páginas acessadas e salvas em 25/04/08)
Mara querida, hoje visitei seu blog na esperança de entender um pouco mais obre a construção da escrita colaborativa que teremos que fazer em grupo.
ResponderExcluirComo você também já havia pesquisado sobre alguns conceitos, porém não fiz potagem sobre eles no meu blog.
Continuo não entendendo muito bem como realizar a tarefa, amanhã na aula presencial teremos oportunidade de esclarecer as dúvidas.
Foi ótimo visitar seu blog e saber um pouco das suas aprendizagens e da maneira como você as descreve.Bjs.Neuza