domingo, 27 de abril de 2008

SEMANA DE 21 A 27 DE ABRIL



Os trabalhos realizados nessa semana foram:
A análise do Vídeo Balance, em Ciências; A análise e comentário da Atividade 3 - NO, de algum colega, em Matemática; As sugestões de Trabalho com o Rio Grande do Sul e A Minha Linha do Tempo, em Estudos Sociais; A retomada do meu PIE no Seminário Integrador.
As minhas conclusões foram:
Estamos trabalhando em rede, rede de conhecimentos, rede de informações, rede de relacionamentos e inter-relações, rede colaborativa e cooperativa de aprendizagens.
Assim como a informação circula na REDE WWW, onde os fios e nós vão se agrupando em torno do indivíduo que a acessa, dando a ele a noção de um todo, sem contudo estar fechada. Essa imagem, pode ser representada pela teia da aranha, onde o indivíduo ocupa o centro e os fios vão configurando seu entorno e dando sentido a todas as informações que vão surgindo por correlação.
Meu pensamento funciona, meio assim, por links e nós, não consigo encerrá-lo numa trama quadrada, com apenas uma ou duas versões ou explicações (fios em linhas e colunas que precisam de arremate), preciso buscar links, opiniões alheias, exemplos variados, relacionar com outras experiências, enfim, tudo muito colorido.
O melhor caminho para inter-relacionar nosso conhecimento, é conhecer a realidade no qual estamos inseridos, observar, perceber, representar e compreender o espaço em que vivemos e nossa história; registrar, comparar e relacionar; faz parte do nosso aprendizado em REDE.
Somos agentes de mudanças em nosso ambiente e tempo, que (re)construímos a partir das informações que vamos agregando a TEIA.
Usando o presente como referência, buscamos informações no nosso ambiente e no nosso passado, fazemos comparações com nosso presente e com o passado/presente e ambientes dos colegas; numa tentativa de nos projetar no futuro.
A TEIA da aranha, onde nós somos o centro e os fios são traçados a partir de nós e ao nosso redor, e vão crescendo cada vez mais a partir das informações que agregamos e da compreenção que temos delas, transpondo o pessoal para o social, numa expiral constante, onde em certo tempo, possamos fazer o caminho inverso, evidencia conhecimentos mais amplos e conceitos bem definidos. Esta foi a imagem que fiz do meu aprendizado nessa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.