
ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO - DEFESA PARA A BANCA
PÓLO DE GRAVATAÍ - 03/12/2007
MARA ROSANE NOBLE TAVARES
ÂMBITOS DE OBSERVAÇÃO E REGISTRO NO
PORTFÓLIO DE APRENDIZAGENS
[Eixo 3]
Senhores:
Professor (a) (nome), Tutores (nomes), Colegas;
Boa Tarde!
Aprender é um pequeno milagre diário, que nós professores temos o privilégio de conduzir e presenciar, como resultado de nossas crenças, do investimento e fé nas capacidades do nosso aluno. Só quem tem os sonhos e a intenção de transformar o mundo, em um espaço melhor consegue se sintonizar com seus alunos e passar para eles, através do brilho no olhar e do tesão por ensinar, a alegria de construir novos conhecimentos, o prazer de realizar descobertas e o milagre que é aprender!
Durante esses dez minutos demonstrarei aos senhores como os conhecimentos construídos no PEAD, no semestre corrente, e a minha prática se inter-relacionam, através da transposição e adaptação de atividades desenvolvidas em dois projetos que apliquei na Sala Ambiente de Informática com 4ª e 5ª séries, os quais (apresentarei agora - passarei as suas mãos) para que sejam apreciados. Pretendo mostrar também, o quanto o professor pode se apoiar nas tecnologias da informação e comunicação como potente difusor e multiplicador de conhecimentos e informações através da Internet, porém, estando privado de seu acesso, a mesma ferramenta que o permite, o PC, pode ser usada como ponte e indústria de novas construções, basta se ter alguns programas e grandes idéias.
Aproveitando meu aprendizado com a nova maneira de trabalhar vista em Artes Visuais, explorei o Programa Tux Paint através de um projeto de releitura e pesquisa com a turma 42, 4ª série, sobre a Mona Lisa de Da Vinci – no Projeto Obra de Arte.
Os conhecimentos envolvidos e aplicados, que os alunos já possuíam ou tiveram que buscar, para dar conta de responder ao DESAFIO e a RELEITURA (para resolver o seu problema de aprendizagem), expressam-se no resultado interdisciplinar de sua produção, na pintura do Tux e em suas descobertas, que envolveram a construção de conhecimentos novos nos campos disciplinares de Informática, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa através de uma atividade de Artes Visuais.
Descobrimos muitas coisas, que a técnica usada no quadro foi o sfumato, que o vestido dela era num tom amarelado, o céu azul claro e a vegetação era de um verde vivo, o escurecimento deve-se a oxidação dos metais que compunham as tintas, que eram feitas pelo próprio artista; além das fofocas, é claro, que a Gioconda (La Gioconda – nome original da obra) era “modelo”; era casada, mas “ficou com o Leonardo”; que o quadro, hoje se encontra em exposição no Museu do Louvre, em Paris, “aquele que tem a pirâmide de vidro”, e outras curiosidades mais sobre autor e obra.
Com a 5ª série, turma 52, fui procurada pelos alunos a fim de completar carga horária e autorizada pela Direção da Escola a recuperar aulas de Língua Portuguesa na Informática. Desenvolvemos um Portfólio de Aprendizagens, construído no Word com layout de página da web, para cumprir essa finalidade. A criação baseou-se sobre três Temas Transversais que fazem parte do projeto trimestral da Escola: Africanidades, Terceira Idade e Ética e Cidadania, cada um escolheu um tema para pesquisa, consultou outros professores, aproveitou o material de suas aulas e pesquisou na mídia, escrita e virtual, para elaborar e registrar os conhecimentos a respeito, fruto de suas aprendizagens – Uma aluna levou o filme Diamantes de Sangue (não pude assisti-lo com os alunos), o que suscitou várias discussões, ampliando o tema de ética, cidadania e mídia, inserido nos temas Africanidades e Terceira Idade no Projeto Portfólio de Aprendizagens - 2007. A avaliação deste trabalho não foi realizada por mim, mas, trago aos senhores os resultados concretos atingidos por alguns alunos em seu desenvolvimento. Saliento o quanto foi importante a realização desse trabalho e o destino, em especial, de um aluno (Marco Aurélio) que já estava reprovado em pré-conselho e que teve sua situação reavaliada mediante seu empenho e interesse, observados por seus professores, durante a realização do portfólio.
Com o projeto de Artes sobre Francisco Matto, as amarras e costuras de todos esses aprendizados interdisciplinares apareceram de maneira bem clara, compreendi finalmente a intenção e significado da problematização em um projeto e sua importância, pois afinal, as respostas dadas pelos alunos às questões referendadas nele, serão o resultado real da avaliação. Pude transferir esses conhecimentos para a montagem dos projetos Obra de Arte e Portfólio de Aprendizagens.
Os assuntos de umas disciplinas fazem ganchos com os de outras por serem necessários, e assim, pude trabalhá-las de maneira integrada, unindo vários objetivos diferentes, que atendem a disciplinas diferentes em torno de uma única tarefa. Eles se relacionam em teia e a cada novo fio, mais clara fica a trama, maior visibilidade e concretude ganham nossas construções, fazendo com que, por fim, compreendesse o real significado dos termos Avaliação Mediadora e Interdisciplinaridade, que antes compreendia como que por osmose e agora posso conceituá-las através de minha experiência direta no estudo dos teóricos e com o trabalho realizado junto aos alunos.
A maior evidência de meu aprendizado, portanto, foi o de conseguir unir todas as propostas e, além de colocá-las no papel, apresentando-as para avaliação nas atividades das interdisciplinas do PEAD, vivenciá-las com meus alunos e colegas de Escola e de PEAD. Senti que nos trabalhos realizados durante o período, realmente coloquei em prática não apenas a interdisciplinaridade de conteúdos em minha sala de aula e na SAI, mas pude vivenciar a riqueza das construções inter-relacionais entre as pessoas.
A tecnologia já fazia parte do meu cotidiano como professora de Informática Educativa, porém, com essas duas atividades que desenvolvi nas disciplinas de Artes e Língua Portuguesa, pude ampliar meu fazer e estender meu horizonte, acrescentando à Informática Educativa, que afinal, é uma ferramenta preciosa no apoio às aprendizagens interdisciplinares, mais alternativas e ludicidade, além de tornar meu fazer mais seguro e intencionalmente mais visível.
BEIJOS NO CORAÇÃO, ATÉ 2008!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.