sábado, 15 de dezembro de 2007

DE 1º A 16 DE DEZEMBRO

Ao longo dessas duas semanas desenvolvi a Síntese sobre o Portfólio de Aprendizagens e o Texto de Reflexão sobre minha prática e relação com os conceitos Currículo, Didática, Avaliação e Projeto Político-Pedagógico à Luz dos aportes teóricos.
Não havia citado no blog que estava trabalhando com a 5ª série, turma 52 um projeto para recuperação de carga horária de Língua Portuguesa. Encerrou dia 12/12 com resultados positivos, principalmente para um ex-aluno meu, de 3ª série, o Marco Aurélio, que pela professora "matona" estava já reprovado, mas, pela qualidade da apresentação do trabalho que desenvolveu sobre Consciência Negra em seu Portfólio e seu comportamento dedicado durante as aulas em Informática, ganhou a confiança dos professores no Conselho de Classe e foi aprovado. Senti-me como aquele jurado que defendeu o réu em 12 Homens e uma Sentença, com minha consciência tranquila ao ver transformado o rumo dos acontecimentos.
Não sei se minha Síntese ficou bem costurada, muitas vezes tenho a sensação que falo, falo e digo sempre a mesma coisa; que minha linha de raciocíno dá muitas voltas e faz muitos links com outras coisas para se referir a apenas uma, me deixando a impressão de que não consegui concluir o que dei início na introdução. Mas, isso também é um aprendizado.
Em EPPC, acredito que tenha contemplado adequadamente os conceitos com suas reformulações através de minha reflexão sobre a prática pedagógica que estou construindo, mostrando minha visão e anseios, o que acredito e pratico diariamente em meu cotidiano.
Citei que sou agente de transformação com plena consciência de minhas influências sobre o meio, minhas filhas e meus alunos, mas, também o sou em outros setores de minha vida, tenho feito trocas, recebido e dado contribuições significativas junto a Escolinha Redenção onde minha filha caçula estuda. No Início do ano a dona da Escolinha me comentou que estava pensando em modificar a maneira como a Escola avaliava as crianças, que não havia sentido o tipo de avaliação que executavam com crianças tão pequenas, conversamos muito e fiquei de levar novidades, coisa que não seria a primeira vez. Como o universo conspira, a partir do meu portfólio, das leituras que fiz, na disciplina de Artes, e de um livro especial de duas americanas que me caiu nas mãos, pude levar uma sujestão consistente que despertou interece e um possível grupo de estudos para o verão. Também vou levá-la para minha Escola agora em janeiro, para discussão com o grupo de colegas.
E assim vou caminhando, construindo e levando outros a construir comigo, a Tutora Geny diz que sou provocadora, gosto de pensar que sim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.