segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Resumo do TCC - corrigido


Encontrei onde errei: em outubro não fiz a postagem livre, articulando as aprendizagens. Já a postagem do TCC, Eixo IX, seria essa, em novembro.
Outra situação que me deparei, é que comecei as postagens em agosto com o Eixo II, visto que não tive o Eixo I, pois comecei no 2º semestre.
Em agosto, minha 1ª postagem foi sobre o início do TCC e a 2ª sobre Alfabetização.
Bom, foi importante revisar, contemplei o que foi pedido, apenas completei antes, duas semanas antes. Essa postagem teria que ser postada ontem, de qualquer forma teria completado duas semanas antes.
Deixarei as postagens livres para semana que vem e a última de novembro, assim, não deixo buracos.
A postagem anterior, fica pela semana passada, essa, por essa semana mesmo, e semana que vem engreno novamente.
_______________________

RESUMO


Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia, implica em uma preocupação, crescente, em inseri-las na Educação. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados para suporte às aprendizagens, apoiadas por Teorias Sócio-Interacionistas. O presente estudo apresenta ações pedagógicas que utilizam Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, em uma proposta Sócio-Construcionista, para a construção dos conhecimentos, letramento digital e cidadania. Ações orientadas por um planejamento dirigido e uma prática intencional, que levam em conta como o aluno aprende e, como aprende melhor colaborativamente, mediado pelo uso do computador. Planejamento e prática que, por consequência, transformam a rotina escolar com o uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, contribuindo, dessa forma, para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.

Palavras-Chave: Tecnologia; Educação; Arquiteturas Pedagógicas; Projetos; Informática


ABSTRACT


Nowadays, technologies are present and are necessary in day-to-day for people. The social use of technology implies a concern, growing, with her introducing in education. This work presents, through a case study, the use of Pedagogical Architectures in computerized environment to support learning activities, based by partner-interactionist theories. The present study provides pedagogical practices using Projects of Learning, of Study and of Work in a Socio-constructivist proposal for the construction of knowledge, litteracy in computer and citizenship. Actions oriented to an intentional practice and a planning directed which take into account how students learn and how they learn best of collaboratively, mediated by computer use. Planning and practice that, consequently, change the school routine by using the resources of the Computer Laboratory, recently deployed in schools, contributing thus to the effective integration of technology in space, time and culture school.

Keywords: Technology, Education, Pedagogical Architecture, Projects, Computer

Um comentário:

  1. Olá Mara Rosane!

    O resumo do TCC é coerente com a proposta trabalhada na conclusão do Curso PEAD.

    Desejo sucesso pessoal e profissional!

    Um grande abraço,

    Geny

    Profa. Geny Schwartz da Silva
    Tutora do Seminário Integrador
    PEAD/FACED/UFRGS

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.