domingo, 31 de outubro de 2010

Terminou, não tenho mais postagens


Finalmente, acabaram-se os semestres.
Não tenho mais postagens para fazer sobre as disciplinas.
Então, para encerrar, aí vai o meu resumo do TCC e o Abstract:

RESUMO

Nos dias atuais, as tecnologias estão presentes e são necessárias no dia-a-dia das pessoas. O uso social que os sujeitos fazem da tecnologia, implica em uma preocupação, crescente, em inseri-las na Educação. Todavia, a falta de teorias que embasem seu uso e a pouca sistematização de práticas pedagógicas, apontam para um baixo número de experiências, colaborando para a lentidão de sua implantação no processo escolar. Esse trabalho objetiva apresentar, por meio de um estudo de caso, o uso das Arquiteturas Pedagógicas em ambientes informatizados, para suporte às aprendizagens, apoiado por Teorias Sócio-Interacionistas de Aprendizagem. Como transformar a prática escolar através do uso dos recursos do Laboratório de Informática, recentemente implantados nas escolas, com a utilização dos Projetos de Aprendizagem, de Estudo e de Trabalho, numa proposta Sócio-Construcionista, para a construção de conhecimentos, letramento digital e cidadania, em uma prática intencional e dirigida, que leva em conta como o aluno aprende e, como aprende melhor colaborativamente, mediado pelo uso do computador. E, dessa forma, colaborar para a efetiva inserção da tecnologia no espaço, tempo e cultura escolares.

Palavras-Chave: Tecnologia; Educação; Arquiteturas Pedagógicas; Projetos; Informática

ABSTRACT

Nowadays, technologies are present and are necessary for day-to-day in lives. The social use of technology implies a concern, growing, in introducing her in education. However, the lack of theories that could support its use and the lack of systematic teaching practices, point to a low number of experiments, contributing to the slow process of its implementation in schools. This study presents, through a case study, the use of architectures Pedagogical to support learning activities, supported by social-interactionist theories of learning. How to transform school practice through the use of the resources of the Laboratory for Computer, recently deployed in schools, with the use of Projects Learning, of Study and of Work in a Socio-constructivist proposal for the construction of knowledge, literacy in computer and citizenship in an proposition intentional and directed that takes into account how students learn and how learn best in form collaboratively, mediated by computer use. And thus contribute to the effective integration of technology in space, time and culture school.

Keywords: Technology, Education, Pedagogical Architecture, Projects, Computer

Um comentário:

  1. Querida aluna Mara Rosane!

    Parabenizo pelo resumo do seu TCC e desejo muito sucesso na apresentação do mesmo.
    Os resultados superam os desafios, Foi um privilégio tê-la como nossa aluna, por sinal uma aluna dedicada, inteligente e uma incansável colaboradora na interação e partilha com suas colegas e com o Curso PEAD.

    Um grande abraço,

    Geny

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.