Não sei, mas tem coisa errada com as minhas datas...
Bom, deixando esses detalhes de lado, vamos ao que interessa! Ao final da semana passada fiz uma descoberta muito interessante, dessas coisas que ficam guardadas no inconsciente e esperam o momento certo para vir à tona. Um verdadeiro "ovo de Colombo"!
Revendo as atividades da semana passada - com a turma 41 (4º ano), "Pesquisa Escolar"; e com a turma 43 (4a série), "Caderno Virtual" - me deparei com o que Fernando Hernadéz chama de "Projetos de Trabalho". Corri atrás e achei os textos de Artes que subsidiavam os projetos, de lambuja, topei com Míriam Celeste Martins, também da área de Artes, mas que, no momento, vieram ao encontro da minha proposta com essas turmas dando-me embasamento teórico para reformular, ou melhor, para formular uma justificativa adequada às duas atividades que comecei a desenvolver com essas turmas.
Ambos nos falam dos caminhos e descaminhos que um projeto pode tomar, sem nunca perder a intencionalidade, dos passos que damos adiante e da reflexão sobre esses passos para planejarmos ações futuras, abandonando algumas e adotando outras.
Além de convergirem para a importância da interrelação, ou seja, a importância de nos desenvolvermos e construirmos a nós mesmos enquanto construímos o mundo ao nosso redor através dos relacionamentos, da manipulação de objetos e do próprio meio, conforme Maturana e Varela definem na Teoria do Acoplamento Estrutural.
Bom, deixando esses detalhes de lado, vamos ao que interessa! Ao final da semana passada fiz uma descoberta muito interessante, dessas coisas que ficam guardadas no inconsciente e esperam o momento certo para vir à tona. Um verdadeiro "ovo de Colombo"!
Revendo as atividades da semana passada - com a turma 41 (4º ano), "Pesquisa Escolar"; e com a turma 43 (4a série), "Caderno Virtual" - me deparei com o que Fernando Hernadéz chama de "Projetos de Trabalho". Corri atrás e achei os textos de Artes que subsidiavam os projetos, de lambuja, topei com Míriam Celeste Martins, também da área de Artes, mas que, no momento, vieram ao encontro da minha proposta com essas turmas dando-me embasamento teórico para reformular, ou melhor, para formular uma justificativa adequada às duas atividades que comecei a desenvolver com essas turmas.
Ambos nos falam dos caminhos e descaminhos que um projeto pode tomar, sem nunca perder a intencionalidade, dos passos que damos adiante e da reflexão sobre esses passos para planejarmos ações futuras, abandonando algumas e adotando outras.
Além de convergirem para a importância da interrelação, ou seja, a importância de nos desenvolvermos e construirmos a nós mesmos enquanto construímos o mundo ao nosso redor através dos relacionamentos, da manipulação de objetos e do próprio meio, conforme Maturana e Varela definem na Teoria do Acoplamento Estrutural.
Suas datas estão certas, eu é que estou atrasada!!! hehehehe
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