segunda-feira, 12 de abril de 2010

Semana de 06 a 12 de abril


Realmente, algumas mudanças são difíceis, outras bem vindas e necessárias...
Algumas doem, outras nem sentimos...
Em outros momento ansiamos por elas, como se a rotina nos asfixiasse.
Por isso temos que tomar cuidado em relação aos rítimos e rituais escolares. O planejamento se encaixa aqui, faz parte de uma rotina inalterável.
A criança precisa de segurança e uma certa rotina; saber o que esperar do professor dá-lhe a certeza de que vai aprender.Essa é a parte que não muda, porém, dentro dela há espaço para as surpresas; essas sempre são bem vindas e dão à criança o sabor da novidade!
Planejar é projetar ações no futuro e, para o professor, é planificar uma intenção precisa com um grupo preciso de alunos. Planejar é uma rotina que dá trabalho, criar novidades e estratégias diferentes para cada grupo faz com que a rotina não seja cansativa e tenha sabor de mudança, novidade para esse grupo de alunos.
Meu primeiro dia de estágio não foi diferente dos demais dias de aula, nisso constituiu-se uma rotina segura, entretanto, foi diferente, pois meus alunos não esperavam o conjunto de ações que apresentei. Acompanharam cada etapa e atividade com a ansiedade e atenção que a novidade exige, mas sabiam esperar de mim, como sempre, a intenção, o motivo de cada etapa.
Acabou, que a aula de hoje, embora seja rotina ter aula de informática, foi uma novidade para todos nós!
Os detalhes, só vou contar no fim de semana quando postar o relatório da semana. hehehehehehehe...
Beijo para todos e sucesso!

Um comentário:

  1. Puxa! Que legal Mara! Realmente tudo é novidade, apesar de não ser! Mas essa "novidade" motiva a turma, não é?! Quero saber detalhes depois...

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.