domingo, 27 de setembro de 2009

Semana de 21 a 27 de Setembro

20 de Setembro - Segunda Parte

Têm mais vídeos para postar do trabalho, mas nessa semana eu vou falar sobre ele!

Trouxe para meus alunos um texto antigo de jornal que falava sobre como surgiu o Fogo Simbólico e a Chama Crioula. Começou o assanhamento, quiseram fazer uma "Ronda Farroupilha" Do texto começou a pesquisa para ver como se fazia e do que se precisava.

Resultado: Tive que providenciar uma latinha, forrar e fazer uma "Chama Genérica", porque a garotada estava a fim de ir roubar uma centelha do fogo.

Na quarta-feira, 16/09, começou a "Ronda" um casal pilchado, guardou a Chama e a Bandeira no saguão da escola em rondas de meia hora, para que todos pudessem ser guardiões.

Nos bastidores, foi uma bagunça, veste vestido de prenda, põe a flor do lado esquerdo (solteiras), calça a sapatilha, troca a bombacha, calça as botas, faz o nó no lenço...

Mas, a Bandeira e a Chama foram guardados com horras gaudérias, com o Hino Riograndense cantado a plenos pulmões no "asteamento" e no "arriar" da Bandeira (levantaram o mastro no ar, hehehe), bem na hora do movimento de troca de período das turmas... Teve chimango que se aproximou e cantou junto, teve maragato que debochou, mas não deu nada!

Deu sim, deu demonstração de orgulho e civismo nos olhos e na voz dos meus alunos e de quem assistiu e achou barbara a iniciativa deles!

Numa das trocas dos guardiões, passou um aluno e disse: - Bá um foguinho numa latinha. O que que é isso! hahahaha... E, o Marcelo respondeu de peito estufado: - Isso não é um foguinho numa latinha com bombril e álcool. Isso é a Chama Crioula! E, hoje eu sou um dos guardiões!

O vídeo postado, foi da ida ao Piquete Santa Anita, na quinta feira, que fica dentro do "Cantão", um dos becos da vila onde moram meus alunos. Foi feito às pressas em mutirão pelos moradores no final de semana anterior às fotos. Lá meus alunos viram uma exposição de artigos gaúchos, leram reportagens de cartazes feitos pelos alunos do SASE e aprenderam a fazer chimarrão.
Houve até uns Hits de sucesso para arrastarmos os pés e assinaturas num caderno de presenças, foi muito legal!

Ao voltarmos, corremos para a Informática para registrarmos nas nossas páginas do PBWorks da Escola, as nossas aprendizagens.

Um comentário:

  1. Muito legal né Mara! Vivenciar a história... aprender fazendo... Achei bárbaro! E como foi depois em sala de aula? Abraços

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.