11/06/2009 17:50:37
MARA ROSANE NOBLE TAVARES
Cada um que passa por mim, deixa em mim um pedaço. Assim como deixo um pedaço em cada um que passa por mim.
O casaco do Arlequim é uma alegoria maravilhosa que descreve o que os gregos chamam de "personas". ao longo do dia somos muitas "personas", pois colocamos em movimento gestos, atitudes e palavras ditas por outros para nos expressarmos.
Cada um que passa por mim, deixa em mim um pedaço. Assim como deixo um pedaço em cada um que passa por mim.
O casaco do Arlequim é uma alegoria maravilhosa que descreve o que os gregos chamam de "personas". ao longo do dia somos muitas "personas", pois colocamos em movimento gestos, atitudes e palavras ditas por outros para nos expressarmos.
Não que queiramos imitá-los, não é isso, incorporamos a nossa malinha de conhecimentos as características que admiramos e as que não admiramos tanto, tudo isso para sermos o que somos.
Aprendemos com o outro, aprendemos um pouco do outro e aprendemos o outro.
Aprendemos com o outro, aprendemos um pouco do outro e aprendemos o outro.
Essa aprendizagem constitui a nossa bagagem que quanto mais se enche, mais leve e compartilhada se torna.
No meu falar tem um pouco da Neuza, um pouco da Neila, um pouco da Lila, um pouco da Sandra, porque são a minha gangue; mas também tem um pouco de cada um do PEAD, alunos, tutores e professores que leio, ouço e observo; carrego um pouco da minha mãe, do meu pai, do meu esposo, filhas e etc...
Tenho e sou um pouco de todos e com certeza eles são um pouco de Mara em alguma situação de seu dia-a-dia, também.
A princípio, acreditava que o Laboratório de Informática proporcionava um ambiente de fascínio sobre os alunos por causa da tecnologia. Hoje vejo que não é a fascinação tecnológica que permite um ambiente cooperativo de aprendizagens significativas, é a postura do professor que se altera, pois ali ele não domina tudo e compartilha com seus alunos esse algo mais que falta aprender, de certa forma ele se iguala em descobertas ao seu aluno. O professor confere novo valor à criatividade e as construções que cada um desenvolve, adotando para si um princípio moral mais humano, igualitário e de acolhimento ao diferente.
É o que estou tentando. Levar um pouco desse fascínio para a sala de aula regular, através das minhas atitudes em relação aos saberes e às novas aprendizagens que os ajudo a construir todos os dias, enquanto construímos juntos identidades mais éticas e íntegras no exercício da cidadania.
________________
Até o Próximo Semestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.