domingo, 3 de maio de 2009

Semana de 27 de Abril a 3 de Maio

Nessa semana convido vocês a fazerem comigo uma reflexão profunda...

Pedirei emprestadas as palavras de meu ex-professor de Filosofia e Sociologia, Professor Domingos Brasiliense, pessoa especial que guiou os meus passos e de muitas colegas no curso de Magistério no Colégio Bom Conselho.

Esse professor agora anda se aventurando por outras pradarias, mas sem nunca abandonar a veste de Professor, de Mestre.

Professor Domício agora está escrevendo uma coluna no site Luz da Serra e sempre foi um ótimo terapeuta, além de excelente amigo. Convido a todos para visitarem esse site e prestigiarem o trabalho dessa pessoa maravilhosa que contribuiu na minha formação como pessoa.

Reflitamos...

Desejamos Ser Felizes!

Somos todos buscadores, mas buscamos o que, de que forma?

Nesta vida somos todos caminhantes, mas não peregrinos. Caminhantes enquanto cumpridores de suas responsabilidades, compromissos e expectativas sociais.
Tudo que nos ensinaram como metas para nos tornarmos pessoas felizes: estudar, trabalhar, sermos sérios e independentes. Então, por que esta receita não tem dado certo? Por que o bolo DA felicidade não cresce e não nos nutre o coração? A Grande verdade é que a receita que nos passaram e que adotamos de forma acrítica tem abatumado nossas vidas. Por isso caminhantes, seres que são multidão, uma massa que, além de perdida na sua busca, encontra-se com data de validade expirada, não conseguindo crescer.

Já, o peregrino é o que caminha com esforço e, por destino ou desafios DA vida, torna-se um ser crítico exigente. Deseja e aspira mais DA vida, entendendo-a como algo a ser construído. É aí que se encontra a TRANSformação e é nesse exato momento em que a TRANSpessoal ganha vida: na necessidade que nosso coração expressa em querer mais e ser mais. A Transpessoal nos auxilia, de forma Rica, concreta e eficaz a transpor as prisões do EU, trazendo novidades e expectativas. Um novo filme começa a rodar sem a fria precisão do scriptum, fazendo com que nossas vidas adquiram novas expectativas, novos sonhos e possibilidades de viver o dia-a-dia. Eis o sentido DA Transpessoal: transpor o Eu de um caminhante para que possa emergir um Eu peregrino que, a partir DA expansão DA consciência, percebe-se de uma forma mais Rica e plena, sentindo-se parte importante de um todo em que cada um de nós é uma célula fundamental.

Mas, como? Como fazemos para acabar com o que nos inquieta, com essa sensação de que algo está errado e de que podemos fazer e ser mais nesta vida? E a resposta é complexa e simples: Seja! Seja você mesmo na sua maior integridade possível, isto é, funcione em acordo com o que sua alma pede. Fácil? Não... Se nos sentimos solitários, como se fossemos OS únicos a ter problemas, carências e sonhos. Mas, a partir do momento em que a Transpessoal nos provoca um encontro com nosso eu interior, conectado ao todo, aí sabemos e sentimos que somos Unidade, aí não estamos mais sozinhos.

De caminhantes passivos e infelizes nos tornamos peregrinos desafiantes. Trocamos uma receita que vem passando de geração a geração, abatumando nossas vidas por uma receita que desconhecemos, mas que nos instiga a compreender e desejar mais DA vida e fazendo crescer um novo bolo que celebra o encontro de nossa alma. A alma que se desafia e se utiliza DA Transpessoal como um Rico recurso para o encontro consigo mesmo: um peregrino!

Por: Domício Martins Brasiliense

Colunista do Portal Luz da Serra
Psicoterapia Individual. Casal e Família
Psicoterapia Transpessoal e de Regressão
e-mail: domicio2@gmail.com

2 comentários:

  1. Querida aluna Mara Rosane realmente foi uma semana movimentada e muito rica! Gostei da fala do colunista Domício Martins, ex-professor de Filosofia que continua filosofando, nos dando um belo exemplo de vida. Todas as suas reflexões são profundas e pertinentes de acordo com as interdisciplinas desenvolvidas no Curso. Falando sério o encontro na sala do cafezinho, a até que dá para relaxar, só não dá para se descuidar, com desiste.
    Obrigada por suas maravilhosas postagens!
    Desejo sucesso empreendedor na sua fida particular, profissional e acadêmica.
    Um grande abraço,
    Profa. Geny Schwartz da Silva
    Tutora Seminário Integrador VI
    PEAD/FACED/UFRGS

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, professora são sempre estimulantes as suas palavras! Me insentivam a buscar cada vez mais ter sucesso!
    Bjs no coração, da aluna Mara.

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.