Esse espaço destina-se a receber comentários, críticas, evidências e argumentações referentes as minhas aprendizagens. Sejam bem vindos!
domingo, 26 de outubro de 2008
SEMANA DE 14 a 26 de Outubro
Somos professoras com idades entre 30 e 60 anos. Todas em profundo contato com a tecnologia proporcionada pelo curso de graduação que freqüentamos, o PEAD. Com isso, estamos acompanhando como as novas tecnologias estão sendo usadas como ferramentas dentro do processo de ensino-aprendizagem; interação entre as pessoas; construções colaborativas de conhecimento; comunidades virtuais com os mais variados objetivos e espaços virtuais de lazer, e o quanto são indispensáveis em nossa realidade. Nesse contexto, principalmente, como os adultos precisam se reciclar constantemente para não ficarem alijados dessa realidade.
Todos esses instrumentos estão definindo padrões de comportamento; interação; comunicação; lazer e de aprendizagem, diferentes do que vimos e vivemos até então.
Vemos como as pessoas tornam-se autores, pesquisadores, sujeitos de transformação em seus espaços, interagindo, colaborando e permitindo que a interação aconteça de maneira síncrona ou assíncrona, mas todas elas voltadas para a transformação da informação em conhecimentos de forma lúdica e prazerosa. É o que estamos vivenciando como alunas do PEAD nesse momento. Desta forma, a distância não é mais fator de isolamento, é provocadora da busca pela diversidade e interação gerando conhecimentos múltiplos, é através dela que nos deparamos com a mudança, a independência, o desenvolvimento das habilidades, a cooperação e a comunicação, todos vivendo um mesmo processo com inúmeras possibilidades de construção de conhecimentos.
É na busca desses conhecimentos que estamos nos inserindo no mundo virtual e essa experiência tem sido recheada de descobertas de novas capacidades; de espaços alternativos para o lazer; de “brinquedos”, digo aparelhos, cada vez mais sofisticados que nos permitem viver o tempo plenamente, pois nos liberam de tarefas menores; de interações ricas e gratificantes; de aprendizados no campo da pesquisa, que nos abrem novos horizontes como parceiros de nossos alunos.
Marcadores:
informação,
processo ensino-aprendizagem,
projetos,
Tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Excelente, Mara!
ResponderExcluirVai seguindo assim e, depois, do PEAD não deixa de fazer o ESPIE (Especialização em Informática na Educação) do CINTED/UFRGS. Vejo um futuro interessante pra ti nessa área, hein? Já te disse isso antes, né? Segue em frente!
Abraço