Os preparativos para a auto-avaliação e para as avaliações finais do Seminário Integrador e Estudos Sociais me tomaram toda a semana; selecionar textos lidos com os quais gostaria de fazer dialogar minha prática em sala de aula é algo que demanda tempo. Por outro lado, rever atividades e meu posicionamento clareia o caminho que vou escolher para expor minhas aprendizagens.
Muitas foram as leituras, releituras, vídeos, aulas, atividades, vivências e comentários significativos em que me envolvi nesse semestre e filtrá-las para transformar em uma síntese é uma tarefa titânica a qual me propus, no meio do semestre, em meu PIE. Acredito que terei êxito.
Muito se falou de Redes de Aprendizagem, aprendizagens colaborativas e cooperativas, e a constatação, agora que estamos chegando ao fim, foi que nossas ações nos conduziram para esse tipo de construção, através de questionamentos, aproximações e trabalho conjunto chegamos a construir uma rede rica de significados e contribuições em cada nó dessa rede, e os objetos construídos dessas contribuições e tecituras aparecem como os resultados de nossas próprias aprendizagens individuais e em grupo.
Fazer dialogar essa construção que se deu no PEAD, com minha prática em aula não é difícil, pois uma está imbricada à outra, justamente tecida em rede, sem os resultados de minha prática, difícilmente significaria a teoria, e sem a teoria, dificilmente encontraria sentido na prática, não é uma idéia paradoxal e sim de uma visão de ciclo, onde as ações alimentam a teoria e a teoria retroalimenta as ações.
CHEGA! Um grande beijo no coração, Mara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.