Esse espaço destina-se a receber comentários, críticas, evidências e argumentações referentes as minhas aprendizagens. Sejam bem vindos!
domingo, 20 de abril de 2008
SEMANA DE 14/04 a 20/04/08
Em Matemática, o uso dos materiais e situações concretas; desafios e atividades de investigação e formulação de conceitos, onde os alunos podem evidenciar e explicar suas ações são as medidas que adoto para conduzir meus alunos a construir os saberes matemáticos de forma a sanar suas dificuldades, as trazidas e as que aparecem no processo.
Após ler os textos e refletir sobre as propostas apresentadas, procurando responder sobre as questões levantadas, concluí que trabalho muitas modalidades de problemas envolvendo as quatro operações com meus alunos. Uma das modalidades que chamo de “Desafio” é o labirinto, que é um problema gráfico apresentado pela Disciplina.
Em TIC’S, a opção pelo Tux Paint para análise e sua classificação, tem a ver com a contextualização da Escola em que exerço minhas atividades na área de Informática Educativa, e a escolha de um trabalho a ser desenvolvido a partir da realidade das pessoas envolvidas e com o entendimento da atividade computacional produzir além do conhecimento (inter)disciplinar, um produto concreto.
Outro motivo foi dar destaque a uma experiência já realizada em projeto com os alunos da 4ª série e que deu muito certo.
Na atividade do Plano de Estudos do Seminário Integrador, me propus a melhorar meu poder de síntese em documentos escritos e na minha fala, além de atingir maior reflexão sobre minhas próprias aprendizagens.
Na Atividade livre do Seminário Integrador, relendo o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, não pude deixar de pensar em minhas opções e escolhas desde o primeiro passo dentro do Magistério, na minha construção como professora.
As palavras do Mestre, sempre calaram fundo em meu fazer, em meu repensar e no meu fazer de novo; em minha práxis. A lucidez e a clareza com que descreve essa ação-reflexão-ação, base mesma do fazer educativo e o colorido que cada escolha lhe confere, torna ao leitor possível posicionar suas escolhas e paradigmas, e dentro dela sentir-se seguro para agir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.