domingo, 13 de abril de 2008

SEMANA DE 07 A 13 DE ABRIL











Nessa semana, além da elaboração e aplicação da atividade de Matemática sobre números e operações, que foi muito valorizada pelos alunos e por mim, também realizei as atividades de Ciências e Estudos Sociais.

Em Matemática, a atividade da Loja de Departamentos me ocupou e encantou tanto quanto ocupou e encantou aos alunos, ao ponto de eu esquecer de fotografar. Interessante a maneira como as crianças descobrem caminhos para fazerem cálculos mentais, tão aprimorados quanto os dos adultos, os caminhos que usam para encontrar um resultado são variados, mas a lógica principal é agrupar por classes, unidades, dezenas e centenas.

Em Ciências, a atividade de REPRESENTAÇÃO me auxiliou no desenvolvimento da concepção e aceitação da validade dos saberes das crianças, além de permitir a elas, essa visibilidade. Todas elas fazem uma idéia ou tem alguma noção sobre qualquer assunto que abordemos, considerar que as crianças não carregam nenhum conhecimento sobre algum assunto que introduzimos em aula, é no mínimo ingenuidade.

Em Estudos Sociais, através do estudo do texto de Maria Aparecida Bergamasch e de minha prática, pude colocar em evidência a necessidade de verificar como a criança percebe seu espaço e então ampliar e aprofundar as noções que ela já tem sobre localização espaço-temporal, sobre vizinhança, distância, lateralidade, limites, causalidade, noção de trabalho, cooperatividade, produção, consumo, realização, valores, etc, e suas inter-relações, interdisciplinarmente. Transformar isso em registros objetivos dando visibilidade aos seus conhecimentos prévios e aos novos que vão sendo construídos a partir daí; tornando os saberes trazidos pelo aluno em saberes escolarizáveis.

Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.