domingo, 18 de novembro de 2007

SEMANA DE 12 A 19 DE NOVEMBRO

Nessa semana, muitos foram os assuntos que se entrecruzaram entre as diversas disciplinas. Os sonhos, narrados na disciplina de Ludicidade, encontram-se expressos no ideal de vida e na prática de cada professor representado nos filmes que comentamos em EPPC, e nas nossas também.

Nossa preocupação com os detalhes da apresentação que faremos em Literatura Infanto-Juvenil, nos dão a sensação de dejavi quanto ao esforço empreendido na execução das atividades realizadas para o Inventário Criativo de Teatro.

Em Música, discutir sobre os esquemas da Mídia relacionados a massificação de um determinado estilo musical que é intensificado nas rádios a fim de movimentar um complexo esquema financeiro, é no mínimo revoltante, fez com que despertássemos para a necessidade de colocar à disposição de nosso aluno todos os estilos musicais, a fim de que na formação de seu gosto musical, perceba que não é obrigado a gostar de algo, só porque é repetido até a exaustão com o propósito de convencê-lo de que gosta desse algo.
Discussão essa, que me reportou aos textos sobre currículo em EPPC. Principalmente currículo oculto, que no caso, dá para se dizer, omisso. Muitas vezes deixamos de nos referir a algum assunto ou contempla-lo no planejamento, ou andamento das aulas, porque consideramos que não é de nossa alçada, mas muitos alunos só tem a nós, como exemplos ou condutores da formação de um juizo de valor. Nossa tomada de decisão acaba sendo muito importante em sua formação. O que nos joga, agora, para as conclusões referendadas na Síntese de 12 Homens e uma Sentença, do Seminário Integrador III.

Com o projeto de Artes, as amarras e costuras de todos esses aprendizados interdisciplinares estão aparecendo de maneira bem clara, e aquilo que parecia vago, a princípio, está encontrando a compreensão de todo o grupo, através das leituras sobre avaliação e metodologia de projetos, que estamos colocando em prática no planejamento de nosso trabalho sobre vida e obra de rancisco Matto.

Como viram, essa semana foi de interdisciplinaridade entre as interdisciplinas (entendi), os assuntos se relacionam em teia e a cada novo fio, mais clara fica a trama, maior visibilidade e concretude ganham nossas construções. PERFEITO!

Um comentário:

  1. Mara,
    -achei muito legal a sua postagem de setembro em que você faz uma reflexão da sua prática. Parabéns!
    -Gostei também da sua observação sobre a Bienal e a arte. Seria interessante refletir de que maneira você faz isso no seu cotidiano e com as crianças, ou seja, "transformar elementos e objetos [...] em algo pertencente a toda a humanidade no momento em que ousamos os transformar em ARTE".
    -Verifiquei que está trabalhando de forma interdisciplinar, o que é bárbaro, e está relacionando nas suas postagens também as disciplinas. Jóia!
    -Você está documentando o seu trabalho com fotos, o que permite visualizar as atividades que faz e cria uma memória do trabalho. Sugiro que você continue utilizando o blog ou outra ferramenta onde possa fazer essa memória daqui pra diante (isso não ter a ver com o PEAD, é uma sugestão minha para a sua prática apoiada em recursos digitais). Indico pra ti o ambiente virtual de aprendizagem que trabalhei na minha dissertação de Mestrado - chama-se Planeta ROODA. Está disponível em http://www.nuted.edu.ufrgs.br/planetarooda. Se tiver sugestões para aperfeiçoá-lo, pode mandar para o e-mail que consta lá no site do ambiente. É um ROODA para crianças e professores no contexto escolar. Acho que você e seus alunos vão gostar, especialmente para o trabalho coletivo com projetos, por exemplo.
    -Mara, li seu protesto. Por um lado concordo, por outro pensa comigo: iríamos perder certos comentários seus que são ótimos e que não tem como aparecerem nas atividades. Agora entendi ainda mais os seus comentários em Teatro, por exemplo. Acho que, no final das contas, é uma atividade muito rica, mas a gente custa a se dar conta, porque temos muitas coisas pra fazer e o blog aparece como maaais uma. Contudo, se queremos uma pedagogia reflexiva, temos que possibilitar mecanismos para isso. E o blog é um deles. ;-)
    -Que legal que conseguiu fazer o curso de Danças Circulares. O que está achando? Pode fazer um comentário no blog sobre esse outro aprendizado, a partir de uma atividade de extensão na Universidade. Ah! Leva o certificado depois lá no 9º andar da FACED com o Gerson pra contar como Atividade Complementar, que vocês têm que fazer pra se formarem.
    -Entendeu o conceito de interdisciplinaridade e isso é sensacional! Muita gente pós-graduada não entende. Então, parabéns!
    Acho que você está indo muito bem e atingiu o objetivo do portfólio. Continue assim que está indo no caminho certo.
    Abraços,
    Daisy

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.