
Nesta semana, coloquei em prática a interdisciplinaridade de conteúdos em minha sala de aula. Uni todas as propostas que nos colocaram como atividades no PEAD, em um planejamento conjunto, para a semana da criança: Só falta amarrar as atividades e colocá-las juntas, no papel, em forma de projeto - "SER CRIANÇA".
De Literatura Infantil, trabalhamos a contação de histórias, de maneira diferente, a história da Branca de Neve e os Sete Anões, foi apresentada em forma de 21 gravuras, quadros, embaralhados, onde os alunos teriam que descobrir a seqüência correta e me contar a história, a cada quadro, era guardada uma palavra chave, para lembrança. Na segunda fase, teriam que recontar a história, desenhando 21 quadros novos, cada um ao seu modo (Artes Visuais). Esse estudo dos quadros, foi sugerido pelos alunos, para a atividade de "FOTO" que faremos em Teatro, na terça-feira, dia 16/10, cujas aulas dessa semana, já fizeram muito sucesso e estão refletindo em um resultado positivo na sala de aula.

De Música, a atividade opcional sobre as cantigas de roda e de brincadeiras, fez muito sucesso também, durante a semana, fazendo com que as crianças trouxessem uma riquesa muito grande e variada de cantigas; descobrimos que a nossa versão do "Eu sou pobre de marré de si", a minha e a deles, na verdade é uma mistura de duas cantigas, essa mesma, com a "Condessa".

Dando a seqüência, em Artes, fizemos a tarefa de comparação e reflexão sobre três imagens com o mesmo tema, foi escolhida para o trabalho em aula a segunda proposição: fig.1, Bela adormecida; fig.2, Desenho animado da Disney; fig.3 a propaganda do Coelho Sabido 1ª série (software usado na Informática); após, foi proposto que compusessem uma obra de arte com as brincadeiras que mais gostavam ou com outras formas de lazer ou brincadeiras. Um aluno montou um pião com picadinhos de papel colorido, numa colagem (técnica que já havia ensinado), houve desenhos, recorte e colagem de revistas, bolinhas de papel, foi bem livre a forma de manifestar o mesmo assunto e de interpretá-lo. Mais adiante eu scaneio alguns deles e coloco aqui.

Ao começar a atividade de Ludicidade, pude constatar que os momentos que proporcionei aos meus alunos na semana da criança, podem ser prolongados e explorados no decorrer de todo ano letivo, proporcionando mais prazer em suas atividades e é claro, o que criança mais gosta de fazer, e eu também, brincar. E porquê não se pode aprender brincando?
Argumento que, a maior evidência de meu aprendizado (Seminário Integrador III, é o culpado), foi o de unir todas as propostas e, além de colocá-las no papel, apresentando-as para avaliação nas atividades das disciplinas do PEAD, vivenciá-las com meus alunos na vida real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.