domingo, 6 de dezembro de 2009

"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Fernando Pessoa

Gente, faz uma semana que postei minha síntese e nem às horas, até agora!

Mas, enquanto isso...

Apliquei a atividade da Arquitetura Pedagógica na segunda e preparei o relatório, postei ontem no Pbworks das Teses.

A gurizada, das turmas 32 e 42, me surpreendeu! Foi uma tarde muito rápida e gostosa.



Vou reproduzir um pedaço da minha conclusão:

"Pude perceber no trabalho com essa arquitetura pedagógica, em particular com essa prática, que está fundamentada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) que, à semelhança de outras teorias baseadas nas idéias construtivistas, não se preocupa apenas com a mera aquisição de conhecimentos, mas com sua construção de maneira sócio-interativa.

Essa teoria pretende, ainda, que os alunos sejam capazes de resolver problemas com base em conhecimentos pré-existentes e em conhecimentos “transferidos” e, com isso, desenvolvam a flexibilidade cognitiva para resolvê-los. Alguns conhecimentos não podem ser construídos espontaneamente, por fazerem parte do patrimônio da humanidade e terem se desenvolvido dentro do meio científico. Porém, através de atividades orientadas nessas arquiteturas, esses conceitos podem ser construídos, pois levam a conclusões muito próximas das postuladas cientificamente, como é o caso dos conceitos matemáticos.

Outra razão para utilizar as novas arquiteturas pedagógicas no planejamento de aula repousa nas teorias Construtivista e do Acoplamento Estrutural, que postulam a importância de se aprender na convivência e troca com o outro e com o meio, para nossa transformação e do próprio meio. Teorias que tomam nossa influência sobre os objetos, e dos objetos sobre nós, como indispensável para sua compreensão e entendimento do mundo, elementos importantes para aprendizagens significativas, duradouras e para o desenvolvimento da alteridade."

Um comentário:

  1. Olá Mara! Excelente proposta... Percebo que já está bem familiarizada com as Arquiteturas Pedagógicas. Abraços

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.