domingo, 22 de novembro de 2009

semana de 16 a 22 de Novembro

Retomando o tempo perdido:

Bah, postei minha primeira atividade atrasada, que droga, a atividade 1 de LIBRAS da Unidade 3. Desliguei completamente e não vi que a data para essa postagem era dia 15/11. Bom, mas fiz numa boa, numa sentada como se diz. Tenho a impressão que a sociedade precisa mudar seus paradigmas para assumir os surdos como pessoas que se comunicam e usam uma língua diferente da nossa em vez de considerá-los deficientes. Não conheço nenhum surdo deficiente!
Quanto a atividade 2 da segunda Unidade, descobri que já identifico vários sinais, mas isso ainda não me faz uma usuária da língua, é difícil "pacas".

Consegui participar em tempo do Fórum de Letramento, digo, Linguagem e Educação. É dele que tiro algumas passagens para identificar o trabalho que fizemos com as oitavas séries. Trabalho que estamos estendendo para as 6as séries com poesias e as 7a séries com contos, vão sair pérolas. Também, me empolguei e já revi meu planejamento, já até postei. Gostei de ver que finalmente compreendi o significado da sistematização, correndo o risco de apanhar: "Fixação". São as atividades que desenvolvemos depois de uma atividade bem significativa, para memorização do conteúdo. No caso, escrita e sonoridade das palavras. Ou seja, é o velho "feijão com arroz", com outro nome.

Fórum de Linguagem e Educação - participações em 19 e 20/11.

[...] Estou realizando (em Informática) com as oitavas séries da escola, em conjunto com a professora de Língua Portuguesa, a produção de curtas-metragens que alertam para os perigos da Internet e dicas de segurança.
Resumidamente, com esse projeto trabalhamos pesquisa e autoria, roteiro, expressão e comunicação. Ou seja, letramento e consciência fonológica. [...]

[...] Segundo Soares (2004), "LETRAMENTO ("LITERACIA", EM PORTUGAL): Significa introduzir crianças e adultos em práticas sociais de leitura, de escrita e de oralidade, independente do domínio do código escrito." Bom, o trabalho com as oitavas se encaixa! [...]

[...] Quando falamos em portadores de texto temos a tendência a limitá-los a livrinhos, gibis, livros didáticos, folhinhas, cadernos, bulas e rótulos. Esquecemos de placas, vídeos, TV, Internet, legendas e dramatizações, por exemplo, entre outros tantos. Esquecemos também que nós continuamos nos letrando [...]. Letramento é um processo contínuo que progride vida a fora.

[...] Acredito que a consciência fonológica começa com a aquisição da linguagem e se desenvolve concomitantemente ao processo de alfabetização e letramento, não parando aí, segue por toda a vida.

Quantas vezes nos deparamos com palavras estranhas e encontramos dificuldade em reproduzi-la tanto na fala quanto na escrita? Nesse momento estamos evidenciando uma nova construção. Não somos muito diferentes da criança que ouve a palavra desodorante e quando a repete: "- Tu vais colocar fedodorante?", apenas, somos mais cautelosos porque nossa experiência e consciência fonológica comportam uma bagagem maior. Outra que eu lembrei esta dita por minha filha mais velha aos três anos tentando usar a palavra enésima: "- Já te falei pela analgésica vez?" E, assim como essa, tem várias! Só para citar das minhas, ainda a pouco escrevi a palavra dita acima: "-concominantemente." Claro, assim que me dei conta, a corrigi, mas só por que, tenho uma bagagem um pouco maior. Quantas e quantas vezes eu preciso usar o dicionário... Meu Deus!

Bom, voltando aos portadores de texto...
Foram muito interessantes os resultados que obtivemos com o trabalho de curta-metragem que realizamos com as oitavas séries. Hoje apresentamos para os alunos suas produções, houve comentários de toda a ordem, tipo:
'Puxa, como falo mal..." "Bah, mas no roteiro escrevi direto e na filmagem falei direito..." "Por que a gente fala diferente do que escreve?" "A gente pode fazer de novo?" E, por aí vai! Provando que a consciência fonológica, [...], "é a habilidade de perceber a estrutura sonora de palavras e, é uma prova de que a consciência fonológica se dá junto ao processo de aquisição da leitura e escrita", mas também, como disse acima, continua vida a fora.

Pra não perder o pique, já estou movimentando as meninas para o planejamento da atividade de SI VII. Vamos ver no que vai dar.

Bjs e boa semana.

Um comentário:

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.