Considero que ser professora, aluna de uma faculdade, mãe, esposa, filha, irmã, colega, amiga, componente de um sindicato, etc. são formas de exercer minha cidadania e contribuir de alguma forma, através de minhas idéias e ações, com a construção de um futuro mais justo e democrático.
Dentro desse pensamento, tenho algumas considerações a fazer, intimamente ligadas ao meu aprendizado, dentro do PEAD, nessa semana:
*Por mais que nos informemos, nossa formação como sujeito social adulto, é resultado de nossa construção ao longo dos anos, refletindo opiniões familiares, meio social, tipo de educação ao qual fomos submetidos, concepções de aprendizagens que nos moldaram como educadores, opção política e visão de mundo. Nossas opiniões, posicionamentos e entendimento do que lemos, refletem isso. (ECS; PVA).
*Compreendermo-nos como cidadãos de direito, implica em compreendermos esse direito quando ele emana dos outros através de suas manifestações de opinião e de ação sobre o mundo, não apenas um direito conquistado constitucionalmente. (OGE; OE).
*Aceitarmo-nos como seres inacabados e em constante evolução tem a ver com que foi dito no primeiro item e não resulta de um convencimento feito posteriormente através de leituras e trabalhos realizados por intelectuais, uma vez já disse que o papel aceita tudo, uma mudança de postura na fase adulta tem a ver muito mais com o choque entre os movimentos internos e os movimentos externos (sociais) experimentados durante a vida do indivíduo. (SIV; OGE).
*Podemos ver Paulo Freire de duas maneiras, conforme a formação que tivemos enquanto indivíduos e enquanto profissionais: ou ele é um revolucionário utópico que luta contra o que é certo e instituído num movimento fadado ao esquecimento, ou é um ser de extrema consciência e humanidade que labuta em prol dos alijados da sociedade, transcendendo a barreira do tempo. Opto pela segunda visão em função da minha formação como gente e como profissional. (ECS; SIV).
Essa semana, sui generis em seu desenrolar, não apenas quanto às atividades que precisava desenvolver mas, e principalmente, na relação entre as pessoas, me apontou esse caminho para as reflexões da semana, e não por acaso, intimamente ligadas aos assuntos abordados nas interdisciplinas. (ECS; PVA; OGE; OE; PPA; SIV).
O PIE, me fez ver o quanto sou arrogante em minha ignorância de não me assumir sempre incompleta e inacabada, enquanto meu discurso na Reflexão de como me faço professora apontava para essa condição. Meu posicionamento como mediadora atravessada da situação gerada em sala de aula com o desconforto da liderança encaminhou-me a assumir uma postura mais imparcial frente os acontecimentos, enquanto minha opinião diante do artigo da Veja, sobre educação, colocou-me radicalmente contra conformismos e situações pré-estabelecidas. (SIV; ECS; OGE);
Legendas
ECS = Escola, Cultura e Sociedade
OE = Organização Escolar
OGE = Organização e gestão Escolar
PPA = projeto Pedagógico em Ação
PVA = Psicologia da Vida Adulta
SIV = Seminário Integrador V
Bela postagem!
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