Antes de fazer o planejamento, fiz a experiência de trabalhar com alguns elementos vistos na terça, misturei tudo, bati e dei meio copo para minha turma (1ª série). Foi muita bagunça! Trabalhei com: Brincadeiras > Telefone sem fio (Zip-Zap); Roda "Terezinha de Jesus", com gestos de improviso (o legal que todos parecem ter assimilado a música e representaram, quase que os mesmos gestos); Han tchan-tchan; Meia-meia lua 1-2-3 (mudo); O chefe mandou; estátua em vários níveis; depois dei aula de Artes e, como estava introduzindo o tema Transversal Consciência Negra, após introdução, curiosidades e conversas, solicitei uma releitura do mapa da África.

O trabalho foi fabuloso e pude, inclusive notar, que muitos se soltaram com os exercícios de teatro e colocaram elementos de suas vivências nos exercícios, na releitura do mapa da África. Ah! Li um poema de Marina Colassanti para eles (O Gato) e comentei que ela havia nascido na África, na Etiópia, hoje Eritréia. Um aluno me disse que achava que ela era italiana, perguntei porquê e ele me disse que era por causa do nome, confirmei que ela era de descendência italiana, mas, que havia nascido na África. Um aluno me disse que a África era Americana e nós discutimos, todos, sobre isso e se concluiu, que ele quiz dizer que a América era Africana. Foi uma aula muito rica e diferente, apenas um aluno reclamou por não terem escrito nada, coisa que os outros protestaram, pois haviam escrito coisas em Arte. Pena que não levei a máquina para fotografar, mas, depois eu scaneio um dos trabalhos da África e coloco aqui.

Aconteceram vários momentos interessantes nessa semana, um deles foi o preparo da atividade de Literatura, onde o fiz com a ajuda dos alunos, foram eles que escolheram os poemas para mim. O curioso, que eu não sabia a data de postagem (ato falho), depois, vi que postei na data.
O Filme: Conselho de Classe "na cabeça", é incrivel a força dos arquetipos e sua atemporalidade. Como encarnamos os personagens representados no filme em um conselho de classe, o preconceituoso, o que entende, o que justifica, o que não tá nem aí, etc., o filme pode ser de 1957, mas, seu tema é moderno, atual.
Arte: Bah! tive que aprender a usar o Tux Paint, que uso com meus alunos em Informática, a exploração foi muito boa, mas, minha cordenação motora, deixou a desejar, vou exigir menos dos meus alunos daqui prá frente. Já fiz uma parceria com a professora de Artes e ela me mandou cinco alunos da 8ª série para explorar o Tux e tentar releituras, foi jóia.
Estou com tudo em dia e consegui, inclusive, me dar folga nessa semana. Legaaaalllll!!!!
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