sábado, 29 de setembro de 2007

SEMANA DE 11 A 18 DE SETEMBRO

EM MINHAS PRIMEIRAS POSTAGENS NO WEBFOLIO (EPPC), PERCEBI QUE, EMBORA DOMINE OS CONCEITOS, AINDA SOFRO DE VELHOS RANÇOS TRADICIONAIS, AO ME EXPRESSAR. Nas colocações realizadas na primeira atividade, coloquei em minha fala "conhecimentos adqüiridos" e na verdade, são "construídos"; esses conhecimentos, escolarizados, não são "transmitidos", e sim, em sua escolarização são colocados, através da praxis do professor/aluno, à disposição, para que a partir deles, o aluno possa formular suas próprias hipóteses, construir conceitos, baseados na experiência ciêntífica humana e produzir, seu próprio conhecimento.

Talvez por achar que esses conceitos eram de meu domínio, e as atividades não demandassem muito esforço, em função da minha "bagagem", não cheguei a fazer uma revisão crítica sobre elas, depurando mal entendidos na linguagem e por ter-me comprometido,comigo e com meus familiares, que levaria esse semestre com menos ansiedade, já que possuo todo instrumental necessário para fazê-lo com tranqüilidade e, visto que, muitos dos referenciais teóricos, estudados, já foram absorvidos por mim em minha prática profissional, diária, é que tenha deixado passar essa, serei mais cuidadosa.

Um comentário:

  1. Mara, minha querida pupila, viu o que dá se achar muito?!? Nada demais acreditar que domina bem os conceitos, conteúdos ou coisas do gênero, mas a atividade de construção do conhecimento não é apenas ter contato com o novo, mas a capacidade de rever o velho. Além disso, aprender é um processo que supõe mudança, e se você acha que não necessita mudar talvez esteja resistindo à ação de aprender. Bem, é apenas um ponto de vista, pense sobre isso e depois me diga se concorda. Beijos!!

    ResponderExcluir

Povo do PEAD, deixe seu comentário aqui. Se você não é do PEAD ou amigo, não é bem vindo a comentar, apenas olhe e não diga nada.